terça-feira, 21 de junho de 2016

Retiro Diocesano da Pastoral da Juventude


O Retiro Diocesano da Pastoral da Juventude que ocorreu nos dias 18 e 19 de junho na cidade de Nova Colinas da Paroquia Menino Jesus, superou todas as expectativas, tanto da paroquia que acolheu, como das paroquias que vieram se fizeram presentes e fizeram acontecer mais um maravilhoso encontro de reflexão. Contou com a presença de 7 paroquias da diocese somando um total de 145 jovens.

A assessoria ficou por conta do Padre Raimundo Rocha dos Santos, que deu um show de conhecimento. Como eixo principal o tema       O Valor da Vida, levou os jovens a refletir sobre a vida como um dom de Deus, identificar o que está ameaçando a vida humana e do planeta e sobre tudo levou os jovens e entender qual o seu papel na defesa e promoção da vida. As dinâmicas utilizadas foram reflexão individual, para que cada um meditasse sozinho o que poderia fazer como pessoa para valorizar e defender a vida e também reflexão em grupos para mostrarem ações concretas que cada grupo de jovem pode fazer para lutar e promover a vida na sua realidade.







Vigília/Luau
 Depois de um dia de reflexão tivemos no sábado a noite uma belíssima vigília, que levou aos jovens a experimentar um momento de profunda espiritualidade, valorizando o silencio e a oração pessoal. O momento foi conduzido pelo secretário diocesano Willian José, fez com que os jovens viajassem para o intimo do seu ser e meditassem sobre suas vidas e fizessem uma auto avaliação. 

Logo após tivemos um momento mais descontraído, o nosso luau, que serviu para uma interação entre os  jovens, troca de experiências. Tivemos também nesse momento diversas apresentações culturais, onde os jovens das diversas paroquias tiveram espaço para mostrar seus talentos. 





Exemplo de Promoção da vida

Padre Raimundo também compartilhou com os jovens pjoteiros suas experiências missionaria vividas no Sudão país que pertence ao continente africano, principalmente sua relação com povo Nuer. Apresentou as características politicas, geográficas, social e cultural do pais, além de mostrar a  difícil realidade daquele povo marcado por uma guerra cruel. Padre Raimundo mostrou aos jovens quão gratificante é doar sua vida a missão e ajudar os povos mais sofridos, através da sua pratica missionaria mostrando concretamente como é defender e promover a vida.
Marcou também sua presença nesse retiro com a celebração de uma belíssima missa durante o domingo de manhã. Pontos como Vida e Juventude, também foi abordados na sua homilia. 







Depoimentos
Alguns jovens falaram como se sentiram em participar do Retiro Diocesano e contaram um pouco dessa experiência. 

Raquel dos Reis Silva 
- Paroquia Santo Antonio de Balsas-MA-
O retiro diocesano foi muito bom, pois aprendi muitas coisas sobre o valor da vida, como devemos defender e valorizar. Amei a assessoria do Padre Raimundo Rocha, que mostrou que nós jovens não só devemos aprender, mas também repassar e ensinar aqueles que ainda não sabem valorizar a vida. O objetivo do retiro é ver a realidade de como a juventude está. Adorei a vigília, pois os jovens participaram,  e os recadinhos do coração, enfim adorei tudo e espero que o próximo seja muito bom e espero que os jovens que estavam nesse retiro, reflitam e repassem o que foi trabalhado.



 
 
Leandro Nascimento de Barros
-Paroquia Nossa Senhora de Nazaré de Riachão-MA-
Esse foi meu primeiro retiro, e adorei, já estou imaginado os outros, sem contar que tive uma experiência excelente de mente e espirito com Deus, minha vida saiu renovada com muitas coisas boas em mente. Amei saber o valor que a nossa vida tem e que temos que aprender a guardar e cuida bem dela. Sem nem dizer o que mais de interessante aconteceu, pois achei tudo maravilhoso , tudo organizado com carinho e tudo feito pra gente, muito lindo e prazeroso. Esse foi o meu primeiro, mas já deixou um grande preenchimento no meu coração, espero que venha muito mais e que sejam tão bons quanto esse.

 Francisca Aquino
-Paroquia Menino Jesus - Nova Colinas-MA-
No começo de tudo pensei que não fosse possível e que nos não seriamos capazes de fazer acontecer um evento grande assim, como o retiro diocesano. Foi uma experiência mais que maravilhosa, acolher pessoas e saber que todos gostaram. Pra mim como coordenadora foi uma provação de Deus, pois pensava que não seria capaz, mas com a ajuda de Deus e de todos da equipe conseguimos e estamos felizes, fortificados e preparados para outros.










Encerramento
A equipe diocesana a CDPJ agradeceu a paroquia Menino Jesus Formada pelas cidades de Fortaleza e Nova colinas que juntas  com o apoio do pároco local o Padre Rogerio Alves Martins, empenharam-se  para a promoção desse belíssimo retiro e não mediram esforços para proporcionar um ambiente acolhedor onde todos se sentiram a vontade. 

Espaço agradável, uma deliciosa alimentação, oferecidos por quem ama e se dedica de coração a pastoral da juventude.


Depois do almoço os jovens se despediram e partiram para as suas paroquias e junto com a saudade ficou também a ansiedade pelos próximos encontros.

 

2 comentários:

  1. parabens a todos pelo empenho na pj que o senhor nos proteja amem.

    ResponderExcluir
  2. a pj somos nós nossa força e nossa voz, nossa força e nossa voz a pj somos nois.

    ResponderExcluir